Augustinópolis, Araguatins e Dianópolis terão Campi da Unitins

dejanira_prefeita de Augustinopolis

lindomar_madalena_prefeito de Araguatins

Através da Medida Provisória nº 05, o Governador Siqueira Campos autorizou nesta última terça-feira,14, a implantação e a criação da estrutura operacional da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) nos municípios de Augustinópolis e Araguatins – situadas na região do Bico do Papagaio, e de Dianópolis – no sudeste do Estado.

De acordo com o Governador, os campi serão implantados em três cidades consideradas centros econômicos e populacionais, estrategicamente localizadas e com condições ideais para ampliar, através da Unitins, a difusão do ensino superior.

Para o prefeito de Araguatins, Lindomar Lisboa Madalena, a implantação de um campus na cidade, que tem mais de 35 mil habitantes, vai beneficiar alunos que não tem condições de arcar com os custos de um curso superior. “Nós ficamos muito felizes com essa notícia e vamos receber esse investimento de braços abertos. O beneficio para nossa cidade vai ser muito grande, principalmente para muitos alunos

carentes que não tem condições de pagar por um curso”, destacou.

Da cidade de Augustinópolis, também na região do Bico do Papagaio, a prefeita Dejanira de Almeida Pereira também reforçou que a implantação de um campus avançado da Unitins no município beneficiará principalmente a população mais pobre, que terá condições de cursar uma faculdade de qualidade, de forma gratuita. “Eu avalio isso como uma medida muito importante, um sonho realizado. Aqui tem uma demanda muito grande e, quem tem condições pode estudar fora. Mas os pobres não têm como pagar uma mensalidade ou sair para se capacitarem”, completou.

Já na região sudeste, o prefeito Régis Melo, do município de Dianópolis, localizado a 365 km de Palmas, também está satisfeito. “É simplesmente um sonho sendo realizado, é uma luta histórica que hoje esse governo põe fim”, disse. A cidade possui cerca de 20 mil habitantes e, segundo o prefeito, a implantação do campus já atenderia, de imediato, um total de 300 estudantes.

Ensino superior público e gratuito

Conforme a medida provisória, a implantação dos campi no Bico do Papagaio e no Sudeste tem por finalidade oferecer o ensino superior público e gratuito em diversas modalidades, desenvolver a pesquisa científica nos diferentes campos do conhecimento, gerar conhecimento científico-tecnológico necessário ao desenvolvimento socioeconômico da população e promover a extensão universitária.

 

Segundo o reitor da Unitins, Joaber Macedo, o ato do governo, agora, vai possibilitar que a oferta de ensino superior gratuita seja expandida. “A medida provisória veio respaldar o apoio necessário, do governo do Tocantins, para a ampliação da universidade, que já passou por um processo de reestruturação e que agora vai expandir a oferta de ensino superior gratuito no Estado”, disse.

A Unitins

Fevereiro de 1990 foi a data marco de criação da Universidade do Tocantins. A Lei 326, de outubro de 1991, estruturou a Instituição de Ensino Superior em forma de autarquia. Já em novembro de 1996, a Lei 872 determinou o processo de extinção da autarquia, e, no mesmo ano, a Lei 874, de novembro de 1996, autorizou a criação da então Fundação Universidade do Tocantins.

Constituída como uma Fundação Pública de Direito Privado, a Universidade é mantida por entidades públicas e particulares, com apoio do governo do Estado e hoje oferece quatro cursos presenciais (Direito, Engenharia Agronômica, Serviço Social e Sistemas de Informação) e cinco cursos pela Universidade Aberta do Brasil (Letras-Português e Espanhol, Pedagogia, Matemática, Administração Pública e Computação). (Com informações ATN).

 

01 comentário em “Augustinópolis, Araguatins e Dianópolis terão Campi da Unitins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>